Quero falar Inglês! Como melhorar a oralidade?

QUERO FALAR INGLÊS! COMO MELHORAR A ORALIDADE?

Em 2002, quando estudava na Faculdade de Letras do Porto, eu não imaginava que podia, um dia, ter um 19 no exame oral de Inglês.

Era um feito quase inatingível, pensava eu. Toda a gente sabia que isso era nota para os alunos nativos ou então para os que tinham frequentado algum Instituto na altura do liceu. E o meu sonho era falar como um nativo. Para mim, era mesmo um grande objetivo.

Mas eu sentia-me incapaz. Faltava-me a confiança necessária. Achava que não era boa o suficiente por nunca ter frequentado um Instituto de Línguas como a maior parte dos meus colegas. Não sabia como treinar. Tinha vergonha de me expor. 

Como é que consegui ultrapassar esta ideia? A certa altura, comecei a conviver com um grupo de pessoas americanas, chamado “Friends of America”. Viviam em Portugal e vinham até à Faculdade para conhecer pessoas e falar com os alunos.

Havia colegas meus com boas notas a Inglês que também frequentavam esse grupo. E quando vi que eles conseguiam falar como os nativos, algo me dizia que eu também podia ser como eles. E consegui. Depois de ir uma vez a esses convívios, fui dezenas de vezes. E conversei, conversei, conversei. Depois, falava sozinha em casa e testava os sotaques britânico e americano a ler textos em voz alta. Lembro-me bem de me divertir muito com isso!

É difícil acreditar em algo que ainda não aconteceu. Eu sei. No entanto, hoje vejo que até podia ter alcançado essa nota mais cedo. Vê só o que pode acontecer contigo: se começares a praticar Inglês, a falar e a interagir em Inglês, vais desenvolver o teu pensamento em Inglês também. E na hora de falar não terás vergonha ou medo de errar.

“Mas Susana, se é tão fácil, por que é que nem todas as pessoas conseguem?”.

Não é fácil. É trabalhoso. E, por isso, no contexto das escolas, vejo que nem todos os alunos conseguem. Os alunos, em geral, sonham em ter boas notas, mas não estão dispostos a pagar o preço. A escola está cheia de bons alunos que não se dedicam, porque estão focados em estudar de véspera e não em estudar de forma consistente. Para quem é trabalhador e decide estudar, praticando um pouco todos os dias, melhorar a oralidade é só o começo.

Diz-me. Também tens esta vontade de melhorar a oralidade? Queres muito falar em Inglês com confiança?

Inscreve-te no meu PROGRAMA SPEAKING SESSIONS online, as aulas de conversação que vão desbloquear o teu Inglês e levar-te a um outro patamar pessoal e profissional.

Vamos a isso?

See you online.

Susana